domingo, 27 de julho de 2008

realizando sonhos...

Randy Pausch foi professor de informática na Universidade Carnegie Mellon, USA. Em Agosto de 2007 os médicos haviam-lhe dado tres a seis meses de vida, após detectarem um cancer incurável no pancreas. A 18 de Setembro de 2007 fez a sua "Last Lecture", a ultima aula, geralmente um acontecimento memorável que marca o fim de uma carreira académica.
A Last Lecture de Randy Pausch foi um testemunho, perante um publico universitário, que quiz deixar para a sua esposa e os seus tres filhos - dois, quatro e seis anos de idade, cuja infancia, juventude e adolescencia sabe näo poder acompanhar. Randy Pausch faleceu com 47 anos de idade a semana passada na sua casa em Virginia.
A noticia do seu falecimento está na origem da minha leitura da sua "Ultima Licäo", motivado pela curiosadade de imaginar o que eu faria, se aquela fosse a minha ultima licäo.
Creio mais justo deixar aqui o estrato näo-comentado da Ultima Licäo de Randy Pausch que anotei para incluir no meu próprio testamento:

"when you’re screwing up and nobody’s saying anything to you anymore, that means they gave up. And that’s a lesson that stuck with me my whole life. Is that when you see yourself doing something badly and nobody’s bothering to tell you anymore, that’s a very bad place to be. Your critics are your ones telling you they still love you and care."

"Quando tudo te sai mal e ninguém mais te repreende, significa que te abandonaram. (...) A questäo é que quando te deparas perante ti mesmo fazendo coisas menos boas e ninguém se dá ao trabalho de dizer-te-lo, é porque estás realmente num local muito mau. Os teus criticos säo aqueles teus dizendo-te que ainda gostam de ti e se interessam"
Randy Pausch, Really Achieving Your Childhood Dreams


MATERIALS:
Transcripcäo original da Last Lecture
http://download.srv.cs.cmu.edu/~pausch/Randy/pauschlastlecturetranscript.pdf

A Last Lecture no youtube
http://www.youtube.com/watch?v=ji5_MqicxSo

Experience is what you get, when you do not get what you want.
Randy Pausch

Sem comentários: