domingo, 7 de junho de 2009

O numero limiar (Emile Borel)

Um grao näo constitui um monte, täo pouco dois gräos, nem três e assim por diante. Por outro lado, todos concordaräo que cem milhoes de graos de trigo formam um monte . Qual é entäo o numero limiar? Podemos dizer que 325.647 graus de trigo näo constitutuem um monte, mas que 325.648 sim? Se é impossivel estabelecer um numero limiar, também será impossivel saber o que é significado por um monte de trigo; as palavras podem näo ter sentido, no entanto, em certos casos extremos todos concordam sobre elas.
Emile Borel: Probabilite et certidude
NOTAS:
Limiar:Limes (limes, limitis) foi a separacäo sólida entre o Império Romano e a Barbaridade (entre o Reno e o Danubio) - foi a fronteira intrespassavel no unico espaco romano näo rodeado por água. Está, evidentemente, na origem etimologica do "limite"  das linguas romanicas.
Discute-se todavia se o limes em si era parte ou já o Além-de do Império Romano - Tarkowsky, em Stalker, insinua, que näo existe o Além-de, ao qual ele chama "A Zona" - seria o espaco no qual todos os desejos se converteriam em realidade, a felicidade absoluta, e que täo pouco existe o Limite (näo passa de uma ficcäo necessária, para proporcionar a felicidade).

LINKS:

Sem comentários: